taqi-na-rampa-domingo

Rampa de Santa Luzia 2019 – Viana do Castelo

Rampa de Santa Luzia 2019 – Viana do Castelo

Aconteceu neste último fim de semana um dos eventos mais esperados na área automobilística de Viana do Castelo: a Rampa de Santa Luzia. A taQi fez a cobertura do evento e teve a oportunidade de colocar na etapa de domingo um carro na pista: um Rover 220 Turbo Coupé conduzido pelo sócio-fundador da taQi, Carlos Sousa, em companhia de seu filho, Guilherme Sousa.
Acompanhe abaixo o relato de Carlos Sousa sobre esses dias de muitas emoções com condições climáticas diversas, e adversas.

Rescaldo da Edição 2019 da Rampa de Santa Luzia

Terminada a Edição 2019 da Rampa de Santa Luzia, é altura para os rescaldos e para relembrar os momentos mais marcantes do evento deste ano.

Participação da taQi em risco

Confesso que não tive muito tempo para assistir às três sessões de subidas realizadas no sábado, 28 de setembro, já que tivemos um problema técnico no nosso Rover 220 Turbo Coupé, que segundo a minha ótica, tinha colocado em causa mesmo a nossa participação no domingo de manhã. Mas quando temos amigos que nos apoiam, as coisas felizmente mudam de figura, e foi precisamente isso que aconteceu. Depois de uma noite algo atribulada a resolver os problemas técnicos do Rover, de o testar e de lhe meter gasolina, foram algumas (poucas) horas de sono para podermos estar presentes no domingo.

Súbida da Rampa no Ferrari 328 GTS

Não tive conhecimento de qualquer incidente nas três sessões de subidas de sábado, e tive ainda oportunidade de participar numa das subidas da tarde ao lado de um grande amigo chamado Rui Gigante, que teve a amabilidade de me convidar para me sentar ao lado dele no seu Ferrari 328 GTS na sua segunda subida da Rampa.

Este momento ficou registado em vídeo – aliás, tive oportunidade de registar a subida, a descida, e depois ainda um curto filme a mostrar o Ferrari na Avenida dos Combatentes, filmes esses que poderão ver nos nossos canais taQi, quer no Instagram, quer no Youtube – durante os quais troquei algumas palavras com o Rui para ficarmos a conhecer melhor este modelo que conta já com 31 anos! Uma experiência inesquecível, e por isso aqui ficam, uma vez mais, os meus agradecimentos ao Rui Gigante!

Assista aqui a subida da rampa no Ferrari

 

TaQi na Rampa

Já no domingo, o dia nasceu cinzento, com chuva fraca, chuva esta que só nos abandonou na segunda subida da Rampa! Depois de uma noite atribulada, como falamos anteriormente, conseguimos estar presentes, pouco depois das 9 horas da manhã, no parque de estacionamento do Centro Cultural, para levantar as credenciais e os dorsais para o nosso automóvel no Gil Eannes.
As subidas tiveram início pouco depois das 10 horas da manhã, e encontramos todos – os 50 carros previstos para esta última série do Evento – o piso bastante escorregadio. O paralelo bastante gasto desta rampa, com alguma borracha que ficou das três sessões do dia anterior, e ainda por cima molhado, tornaram a condução mais complicada, pelo que a toada da grande maioria dos carros na primeira subida foi bastante calma e cautelosa. Na segunda subida o paralelo começava a ficar ligeiramente mais seco, já que a chuva, entretanto também parou, e na terceira e derradeira subida deste ano, encontramos já vários troços praticamente secos, a permitir velocidades um pouco mais altas, mas sempre com muito cuidado porque algumas das curvas mais complicadas apresentavam ainda o piso muito molhado em virtude das árvores que cobrem essas zonas.
Todos estes momentos foram por nós registados em filmes, que poderão também assistir nas nossas redes sociais (Instagram e Facebook).

crédito: Flymage

Despistes

No domingo tivemos conhecimento de 5 despistes devido às condições do piso, mas como as velocidades foram sempre moderadas, ninguém se magoou, e mesmo os automóveis pouco (ou nada) sofreram, na sua maioria.

Agradecimentos

Para finalizar esta retrospetiva da Edição 2019 da Rampa de Santa Luzia, apenas referencia a mais dois pontos: em primeiro lugar, os nossos parabéns para a fantástica organização do Evento, levada a cargo uma vez mais pelo VMC – Viana Motor Clube – que nos habitou já à excelência e ao profissionalismo com que realiza este – e outros – Eventos automobilísticos. Muitos parabéns, são já 6 anos de experiência na organização da Rampa de Santa Luzia, eu tive oportunidade de participar em 5 destes Eventos (não participei apenas no primeiro), e devo dizer que o VMC pautou sempre por uma organização muito cuidada e profissional. Por isso, os nossos parabéns, e por favor continuem a trabalhar desta forma. Em segundo lugar, e para terminar este já longo artigo, uma referência para os apoios que tivemos para que a nossa participação na Edição 2019 da Rampa de Santa Luzia tivesse sido possível: em particular para o excelente trabalho gráfico realizado pela Viana Print, que já nos habituou ao seu profissionalismo e bom gosto, e ainda – e não menos importante – o apoio do André Ferreira, provavelmente o melhor mecânico automóvel que eu conheço, que conhece muitíssimo bem este meu Rover 220 Turbo, que utilizamos nas subidas da Rampa de Santa Luzia este ano, porque sem o seu empenho e profissionalismo para resolver os problemas técnicos que tivemos à ultima da hora, esta nossa participação não teria mesmo sido possível. Por isso, André Ferreira, aqui fica o nosso reconhecimento, e o nosso agradecimento, do fundo do Coração.

Ficamos a aguardar a edição 2020 da Rampa de Santa Luzia!

Carlos Sousa

Descarrega a app taQi

Descarrega a app taQi para Android
Descarrega a app taQi para iOS

Partilha com os teus amigos

Share on facebook
Share on linkedin
Share on print
Share on email

Publicidade

Último Artigo

Descarrega a app taQi